sábado, 8 de dezembro de 2012

Com certeza uma Bela mostra do que restou deste patrimônio material edificado.


Peguei o post do Blog Caverna do Jefinho, cedido gentilmente pelo Jeferson. Obrigado.


Ani - Cidade Fantasma de 1001 Igrejas

Olá pessoal, explorando a internet me deparei com essas belas imagens dessa tal cidade Ani. Infelizmente tive que traduzir os textos contidos no site , o que obviamente já deixa todo mundo de cara virada, mas vale a pena conferir pelo menos pelas belas imagens, no final deixarei o link de onde encontrei isso, assim todos poderão ler em ingles se preferirem. (infelizmente o texto e as imagens saíram um pouco das margens do layout, mas resolvi preservá-las dess maneira senão ficariam muito pequenas para visualização.)
Grande abraço e boa expedição.


Image Credit Flickr User Snotch

Ani - alguns chamam a Cidade de 1001, outras Igrejas da Cidade de Quarenta Gates. No entanto, ninguém foi chamado em casa por mais de três séculos.


Abandonado por seus habitantes, uma vez próspera e poderosa, que está situado no lado turco de uma zona militarizada entre a fronteira da Turquia e Armênia.



A cidade de Ani não é estranho a morte, destruição e abandono.



Image Credit Flickr User antonioperezrio
Image Credit Flickr User Snotch

É uma cidade fantasma hoje, mas uma vez que seus habitantes armênios contados perto de 200 mil. Em seu auge, foi uma metrópole que rivalizava com Constantinopla, Cairo ou Bagdá como um centro de cultura e empresarial. Embora ele nunca foi em rotas comerciais tradicionais seu tamanho e poder ordenou visitas de comerciantes de todas as direções. No entanto, o que aconteceu para reduzir esta cidade uma vez magnífica e regional dominante em praticamente pó?


Image Credit Flickr User Snotch
Image Credit Flickr User Snotch

A cidade é vítima de uma luta colossal e séculos de poder entre diferentes facções na região. Fundada no século quarto ou quinto milênio o seguinte serra armênios, curdos, georgianos, mongóis e turcos luta por e ascender ao poder na cidade-estado.



Image Credit Flickr User Fat Tire Tour

Quase cada vez que uma facção chegou ao poder, a cidade foi saqueada, quase a ponto de obliteração. Ani finalmente a respiração ofegante metafórica passado pela metade do século XVIII, exausto à extinção, por assim dizer, pela constante luta pela supremacia sobre o seu domínio.



Image Credit Flickr User Becklectic

A cidade era originalmente armênio e do território em que se encontra é ainda disputado entre o moderno dia Turquia e Armênia. Foi mencionado pela primeira vez nos anais da dinastia Kamsarakan armênia no século quinto. Eles foram uma das sete grandes casas da Pártia e suas origens voltou para o Arsacid persa - um poder Irã grande baseado.


Image Credit Flickr User Jez, Rani and Amrita
Image Credit Flickr User Jez, Rani and Amrita

O nome da cidade parece ter vindo de Ani-Kamakh, uma fortaleza armênio, mas também era conhecido como Khnamk embora os historiadores não sabem por quê. A melhor sugestão é que ela vem da Armênia para a cuidar. Certamente, a cidade foi projetada apenas para que - para proteger e abrigar seus cidadãos. Ele está situado em uma planície triangular. No seu auge, ele deve ter sido uma visão extraordinariamente visualmente impressionante para aproximar os visitantes. Escolhido por sua situação naturalmente defensivo, ao leste é protegida por um barranco e rio, a oeste um vale íngreme.


Image Credit Flickr User sly06
Image credit Flickr User mx

O início do século nono viu o declínio do Kamsarakans e eles foram substituídos por outra dinastia armênio, o Bagratuni. Seus líderes se referiram como ishkhan ou príncipes e eles governaram, talvez, o período mais pacífico da história de Ani. Um ponto fundamental para o sucesso da cidade veio em 992, quando os Bispos chefe da Igreja armênia mudou sua sear ao estado próspera cidade. Sua população dobrou em um século, que enquanto não notável em termos modernos, deve ter parecido uma idade de ouro de crescimento para o Bagratuni.



Image Credit Flickr User Fat Tire Tours

Um par de irmãos brigando iria começar a descida prolongada, mas inexorável Ani. Quando o rei Gagik I morreu em 1020 nem de seus filhos seria adiar para o outro e assim o reino foi dividido. O mais velho, Hovhannes Smbat assumiu Ani eo mais novo Ashot, o resto do principado Bagratuni.


Image Credit Flickr User Jean and Nathalie
Image Credit Flickr User Snotch

Hovannes Smbat queria e precisava de paz em seu tempo de modo fechou um acordo que significava exatamente isso, mas teria terríveis consequências a longo prazo para a cidade. Ele sabia que o Império Bizantino vizinho considerada suas terras com os olhos invejosos e que de forma lenta e com certeza eles estavam desenhando planos contra ele. Então ele fez algo bastante notável. Para evitar a invasão, ele prometeu seu reino após a morte do imperador bizantino, Basil, e fê-lo seu herdeiro.


Image Credit Flickr User Snotch
Image Credit Flickr User Michigan Hearts

Quando Hovannes Smbat morreu em 1041, o sucessor de Basílio, Michael IV, obviamente queria o que havia sido prometido e reivindicou soberania. O novo rei de Ani, Gagik II, estava tendo nada disso e conseguiu revidar nada menos que três exércitos enviados para capturar a cidade. No entanto, o Ashot ainda vivo foi capturado e embora nunca tivesse sido rei de Ani, esta humilhação final levou à rendição da cidade.


Image Credit Flickr User mx
Image Credit Flickr User Arcsi

Então, em 1045, Ani se tornou uma cidade bizantina, juntamente com um governador grego. Foi agora parte do que as pessoas chamavam a nova Roma. Não por muito tempo, no entanto. Os turcos seljúcidas tinha outras ideias para a cidade e em 1064 o exército de seu sultão, Alp Arslan (auxiliado pelos georgianos sob o rei Bagrat) cerco à cidade.



Image Credit Flickr User Snotch

O bloqueio durou três semanas. Como um ditado mais moderno vai, somos como uma sociedade apenas nove refeições fora de anarquia por isso, embora três semanas pode não parecer muito tempo, as condições dentro da cidade deve ter sido horrível. O pior ainda estava por vir. Uma vez que a cidade foi capturada, o sultão Alp Arslan ordenou o massacre completo e total da população.


Image Credit Flickr User Jean and Nathalie

No entanto, esse não foi o fim de Ani. Muitos da população armênia escapou do abate através de fugir antes do cerco e, lentamente, e, certamente, eles voltaram. O sultão se tornou desinteressado na cidade e vendeu-a, bloquear estoque e barril de uma dinastia curda Muslin conhecidos como os Shaddadids. As igrejas 1001 seria acompanhado por mesquitas.


Image Credit Flickr User Jean and Nathalie

Uma paz inquieta resolvido entre a população majoritariamente cristão e armênio e seus novos senhores muçulmanos. Geralmente os Shaddaddis tentou através de um processo de conciliação e casamento com a nobreza Bagrátida (que ainda estavam por lá!) Para manter a paz. Eles tiveram que - cada vez que a população sentiu que ultrapassaram os limites em termos de governação, apelaram para a vizinha (e cristãos) reino da Geórgia para obter ajuda.


Image Credit Flickr User James Guppy
Image Credit Flickr User Jean and Nathalie

Os georgianos foram feliz obrigar. Eles invadiram e segurou a cidade não uma ou duas vezes, mas três vezes (1124, 61 e 71). Cada vez que eles iriam castigar e punir os Shaddadids enquanto, eventualmente, liberar o poder de volta para eles. Não foi um momento feliz para a população armênia.


Image Credit Flickr User Jez, Rani and Amrita
Image Credit Wikimedia
Image Credit Wikimedia

Eventualmente, os georgianos, sob a sua lendária rainha Tamara, tomou medidas final e decisiva em 1199. Eles removeram os Shaddadids permanentemente do poder e deu de governador da cidade para os armênios. Esses sucessores dos Bagrátidas formou uma nova dinastia, quase 300 anos antes de Colombo chegou à América, nomeando-o seu geral e Zakare fundador, e chamando-se os Zakarids.


Image Credit Wikimedia

Comércio, riqueza e prosperidade voltou para a cidade. No entanto, o caos eo massacre foi apenas uma geração de distância - de inimigo ainda outro novo. Em 1236 os mongóis capturado Ani e colocar uma grande porcentagem da população à espada. Os Zakarids foram autorizados a continuar a governar, mas como mongol, em vez de vassalos georgianas. Foi aqui que o declínio da cidade começou a ganhar ímpeto.


Image Credit Flickr User mx
Image Credit Flickr User mx
By the fourteenth century the city came under the control of a series of Turkish dynasties.  The Armenian bishopric left in 1441 and in 1571 the city came under the control of the Ottoman Empire which consistently neglected it. The small population that persisted for some time after was itself gone by 1750.

Image Credit Flickr User Snotch
Image Credit Flickr User Snotch

Por volta do século XIV, a cidade ficou sob o controle de uma série de dinastias turcas. O bispado armênio saiu em 1441 e em 1571 a cidade esteve sob o domínio do Império Otomano, que constantemente negligenciado. A pequena população que persistiu por algum tempo depois foi-se embora em 1750.


Image Credit Wikimedia

A cidade foi "redescoberto" por arqueólogos durante o próximo século. Várias escavações ocorreu, mas mais danos seria feito após a Primeira Guerra Mundial. Turquia e Armênia continuou a lutar militarmente o território até 1921, quando Ani, para grande desgosto dos armênios, foi contida dentro das fronteiras da Turquia.


Image Credit Wikimedia

A negligência neste site valioso arqueológico sofreu nas mãos das autoridades turcas não pode ser chamado benigna. Em maio de 1921, a Assembléia turca enviou uma mensagem ao comandante de Frente Oriental, autorizando que os "monumentos de Ani ser varrido da face da terra".
Espero que tenham gostado do passeio pela caverna.
até mais!
Jefinho