segunda-feira, 6 de junho de 2011

Lei 12403

Caros repasso a impressão de um Promotor a respeito da nova Lei que entrará em vigos dentro de 60 dias, de minha parte, sei que o sistema penal está em falência e que de nada ou quase nada corrigem os delinquentes criminosos e assassinos mandados para lé, mas o que impede um ser humano de má indole ou disturbios de indole de cometer atos contra outros, violar o direito SER, de ter do outro, PUNIÇÂO, qual a punição mais temida e também mais desacreditada hoje em dia, RECLUSÂO-CADEIA. Bom assim como a dor o medo controla certos seres humanos, mas essa é a minha opinião. Agora a do Promotor.

Brasil esvaziará presídios
Lei 12403 e o desabafo de um Promotor.

Nada é tão ruim que não possa piorar.

Caros colegas, após 15 anos de atuação na área criminal estou pensando seriamente em abandonar a área com a nova LEI 12.403/2011 aprovada pelo CONGRESSO NACIONAL e sancionada em 05/05/2011 pela Presidente DILMA ROUSSEF e pelo Ministro da Justiça JOSÉ EDUARDO CARDOZO.

Quem não é da área, fique sabendo que em 60 dias (05/07/2011) a nova lei entra em vigor e a PRISÃO EM FLAGRANTE E PRISÃO PREVENTIVA SOMENTE OCORRERÃO EM CASOS RARÍSSIMOS, aumentando a impunidade no país. Em tese somente vai ficar preso quem cometer HOMICÍDIO QUALIFICADO, ESTUPRO, TRÁFICO DE ENTORPECENTES, LATROCÍNIO, etc. A nova lei trouxe a exigência de manter a prisão em flagrante ou decretar a prisão preventiva somente em situações excepcionais, prevendo a CONVERSÃO DA PRISÃO EM FLAGRANTE ou SUBSTITUIÇÃO DA PRISÃO PREVENTIVA em 09 tipos de MEDIDAS CAUTELARES praticamente inócuas e sem meios de fiscalização (comparecimento periódico no fórum para justificar suas atividades, proibição de frequentar determinados lugares, afastamento de pessoas,
proibição de se ausentar da comarca onde reside, recolhimento domiciliar durante a noite, suspensão de exercício de função pública, arbitramento de fiança, internamento em clinica de tratamento e monitoramento eletrônico).

Para quem não é da área, isso significa que crimes como homicídio simples, roubo a mão armada, lesão corporal gravíssima, uso de armas restritas (fuzil, pistola 9 mm, etc.), desvio de dinheiro público, corrupção passiva, peculato, extorsão, etc., dificilmente admitirão a PRISÃO PREVENTIVA ou a manutenção da PRISÃO EM FLAGRANTE, pois em todos esses casos será cabível a conversão da prisão em uma das 9 MEDIDAS CAUTELARES acima previstas.

Portanto, nos próximos meses não se assuste se você encontrar na rua o assaltante que entrou armado em sua casa, o ladrão que roubou seu carro, o criminoso que desviou milhões de reais dos cofres públicos, o bandido que estava circulando com uma pistola 9 mm em via pública, etc. Além disso, a nova lei estendeu a fiança para crimes punidos com até 04 anos de prisão, coisa que não era permitida desde 1940 pelo Código de Processo Penal! Agora, nos crimes de porte de arma de fogo, disparo de arma de fogo, furto simples, receptação, apropriação indébita, homicídio culposo no trânsito, cárcere privado, corrupção de menores, formação de quadrilha, contrabando, armazenamento e transmissão de foto pornográfica de criança, assédio de criança para fins libidinosos, destruição de bem público, comercialização de produto agrotóxico sem origem, emissão de duplicada falsa, e vários outros crimes punidos com até 4 anos de prisão, ninguém permanece preso (só se for reincidente). Em todos esses casos o Delegado irá arbitrar fiança diretamente, sem análise do Promotor e do Juiz.

Resultado: o criminoso não passará uma noite na cadeia e sairá livre pagando uma fiança que se inicia em 1 salário mínimo! Esse pode ser o preço do seu carro furtado e vendido no Paraguai, do seu computador receptado, da morte de um parente no trânsito, do assédio de sua filha, daquele que está transportando 1 tonelada de produtos contrabandeados, do cidadão que estava na praça onde seu filho frequenta portando uma arma de fogo, do cidadão que usa um menor de 10 anos para cometer crimes, etc.

Em resumo, salvo em crimes gravíssimos, com a entrada em vigor das novas regras, quase ninguém ficará preso após cometer vários tipos de crimes que afetam diariamente a sociedade.
.
A Lei:
.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12403.htm
.
.
Artigo do Desembargador FAUSTO DE SANCTIS sobre a nova lei, o qual diz textualmente que "com a vigência da norma, a prisão estará praticamente inviabilizada no país":

3 comentários:

  1. O conselho nacional de justiça (CNJ) não vai nem precisar tomar trabalho pra soltar todos os bandidos; só vai soltar os grandes do governo e a Dilma os pequenos com esta lei. Mas isso faz parte do governo do PT, trabalhar para os pequenos, inclusive bandidos. Com esse "bolsa impunidade" nossos jovens sem recurso moral e educacional terão mais incentivo para aprender com os Grandes do STJ como roubar sem ser preso. Esta operação tapa buraco do PT tá mais pra uma ditadura disfarçada!!!! Vejam também a PEC 15/2011 onde o presidente da AMB, Dr Nelson Calandra tenta tirar das mãos do governo o direito de arbitrar sobre as decisões do judiciário a nível Estadual. É esse tipo de ação que anima a gente aqui de baixo que não tem força sozinho!!!! Parabéns Des. Nelson C.

    ResponderExcluir
  2. Sabendo disso é até uma injustiça pensar em colocar um filho no mundo... Aonde vamos chegar???

    ResponderExcluir
  3. Concordo e discordo anônimo.
    Concordo que o mundo está violento, que a impunidade é fato e as leis, bem estas são feitas e toleradas pelos homens e suas condutas. Discordo da total desilusão pelo mundo, sermos nossos próprios lobos, é um fato porém estamos além do instinto, prefiro cer que se há falta de coragem para agir pelo menos podemos plantar a semente "do pensamento" nas pessoas, quem sabe no final o saldo não se equipara. abraços.

    ResponderExcluir