PROJETO DE LEITURA –
Erico Te Convida a Ler!
Justificativa:
Ao afirmar que queremos leitores conscientes, críticos e criativos, durante e após a sua trajetória, capazes de se tornarem autônomos, estamos pressupondo que a consciência, a criticidade e a criatividade desses sujeitos-leitores vão ser constantemente dinamizadas nas diferentes práticas de leitura aplicadas durante o projeto (Erico Te Convida a Ler!) realizado no espaço do Museu Erico Veríssimo, levando-os a inserir-se na luta pela superação das contradições da vida social.
A capacidade de tornar leitores críticos pode ser conquistada através da organização de dinâmicas lúdico-pedagógicas que permitam aos leitores trabalhar com três movimentos de consciência: o CONSTATAR, o REFLETIR
e o TRANSFORMAR.
No processo de interação com um texto, o leitor executa um trabalho de atribuição de significados, a partir de sua história e de suas experiências. Esse trabalho é idiossincrático (ou próprio de cada leitor individual) mesmo porque as experiências, a origem, a história, etc. dos leitores nunca são iguais – daí ser praticamente impossível que duas ou mais pessoas façam uma leitura da mesma maneira, destacando exatamente as mesmas ideias.
Essa diferenciação ou falta de semelhança no processo de atribuição de significados contribui de tal maneira para a compreensão e o aprofundamento de um texto porque permite o desvelamento de um número maior de suas camadas de significação
Objetivos:
Transformar a leitura numa prática sociável, onde o sujeito possa tornar-se um leitor autônomo de suas escolhas através da mediação da leitura praticada em grupo.
Transformar a leitura numa prática sociável, onde o sujeito possa tornar-se um leitor autônomo de suas escolhas através da mediação da leitura praticada em grupo.
OJETIVOS
ESPECÌFICOS
v
Propiciar condições que facilitem e intensifiquem a aproximação com os livros e textos dinamizando a Leitura.
v
Despertar e incentivar o interesse pela leitura.
v
Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes.
Duração: maio a dezembro/2013
DA DIVULGAÇÂO:
Jornais;
Emissoras de Rádio e TV ;
Sites de Notícias;
Mídias Sociais- Facebook, instagran, Flicker, Twitter...;
Recursos Humanos:
Mediadores de Leitura
Contadores
Palestrantes
Público alvo- Grupos Beta
Empreendimentos:
Criação de trabalhos comprobatórios ;
Produção de resenhas e recontos de autoria dos leitores;
Criação de Fichas de leitura para análise dos elementos da narrativa e recomendação da leitura de livros.
Avaliação:
Será realizada a avaliação da leitura trimestral, que estabelecerá critérios e os divulgará aos leitores do projeto piloto; a fim de monitorar, principalmente, os avanços e os resultados do projeto. Além disso, a monitora realizará atividades sequenciais de produção escrita que demonstrarão que objetivos foram alcançados e quais adequações serão necessárias durante o desenvolvimento do projeto, para que as atividades de leitura auxiliem no desenvolvimento da competência humana de Leitura.
Contatos:
Juliana Abreu Pereira
Historiadora, Pesquisadora, Gestora em Arquivos
55 81047056
Face: Erico te Convida a Ler
Nenhum comentário:
Postar um comentário