sexta-feira, 11 de março de 2011

Livro ainda não desvendado- Quer tentar??

O Manuscrito de Voynich é o “mais misterioso livro do mundo”, o único documento datado da Idade Média cuja escrita ainda não foi decifrada. O americano Wilfrid M. Voynich, comerciante de livros antigos, adquiriu o mesmo de um colégio jesuíta de Frascati, Itália, em 1912. Trata-se de livro escrito em pergaminho, com dimensões 22 x 16 x 4 cm.
São 234 páginas, ricamente ilustradas, sendo escrito em escrita e língua desconhecidas. Percebe-se uma divisão em 5 seções, sendo que das 4 primeiras  pode ser intuído o conteúdo a partir das gravuras: Botânica, Astronomia (ou Astrologia), Biologia (animais), Farmacologia (ou Medicina). A 5ª e última seção contém apenas escrita. Recentes estudos de datação por Carbono 14 e por radiação infravermelha dataram o manuscrito na primeira metade do século XIV, embora houvesse quem o atribuísse ao frade franciscano Roger Bacon (século XIII, mais antigo).
O volume pertenceu ao Imperador Rodolfo II do Sacro Império Romano e, desde então, houve muitas tentativas para decifrar o texto, inclusive por especialistas em criptografia da marinha norte-americana, mas não houve sucesso algum. A teoria hoje mais aceita é de que o livro seja uma fraude, com um conteúdo sem qualquer sentido, uma brincadeira bem elaborada apenas para enganar o Imperador Rodolfo II.
O livro está hoje guardado na  “Biblioteca Beinecke de manuscritos e livros raros” da Universidade de Yale, Estados Unidos, a disposição para quem pretenda decifra-lo.
Mas se você quiser tentar, aqui vai o link de download de algumas partes.

Download das páginas http://www.megaupload.com/?d=EM6CLRHX


Um comentário:

  1. interessante esse livro mas se voce reparar bem na utima pagina mostrada tem 4 coisas que tem referencia a uma cachoeira, e em algumas pags tem umas pessoas destro de troncos, nao me lembro direito de qual é, e tem uma que mostra as pessoas usando esses tubos como tubulações de agua

    percebeu

    ResponderExcluir