quinta-feira, 14 de julho de 2011

Ele já modificou o mUndo- Esse tal Rock'n'Roll

Olá 13 de Julho! Feliz Niver Manu.
Há várias faixas de várias bandas, com o título de rock'n'roll, seria injusto citar apenas uma e ao fazê-lo nego tantas outras boas, mas como hoje é 13 de julho pro meu amigo Manu.....zinho e todos os headbangers de plantão vou dedicar, hehehe alguns clipes muito legais, desse movimento antropologico que sem dúvida alguma modificou o mundo, gerações e gerações.
         O que antes era apenas visto como rebeldia hoje tornou-se um nicho de mercado que movimenta, milhões à indústria fonográfica e gera royalts de geração em geração, e com o advento da onda digital, outros tantos, vamos dizer formal e informalmente se beneficiam.
         O sul dos EUA não produziu só o country, aliás os uniu de certa forma. Em 1950 surge tímido mas pra modificar o mundo, mesmo que seja daqueles que queriam quebrar a barreira do silêncio, uma música negra com gingado, dançante, muito rítmo e letras simples em geral falando do cotidiano e do amor/dor, aliás oh binômio que dá certo heim!E ai ganha o mundo.
        Com instrumentos barulhentos  como a guitarra elétrica, o contrabaixo(baixo) elétrico e a bateria além de vocais com muita entonação e suingue  eclodiram, com seus diferentes jeitos Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry e Little Richard e outros não podemos deixar de lado a contribuição de quem movimentou o cenário undergound, mas não fez sucesso.
       Nos anos sessenta, com caminho iniciado, despontam nomes como , The Beatles, que despontaram em programas de auditório, mas, só depois de muitas  inserções nas rádios locais , essa década deu o que falar, aliás a safra foi muito boa, tanto que rendeu nomes que jamais serão esquecidos, e sempre ouvidos, é a capacida do produto humano ser imortal.
        The Rolling Stones, Jimi Hendrix, a discretíssima lady Janis Joplin, esses e outros se juntaram no final dos anos sessenta ao Festival de Woodstock, que tinha por objetivo chamar a atenção do mundo contra a guerra, este reuniu um pessoal muito engajado e animado em promover a PAZ, o AMOR e o ROCK AND ROLL, e proferir algumas palavras carinhosas ao EUA , ou melhor ao presidente, good morning Vietnã não era uma música muito bem quista, mas tava la, The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.
        Os anos setenta tem uma safra considerável, e relativamente mais fácil, o videoclipe era a sensaçãoe ai surgem bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple,Queen , Yes com a ressalva de que eles já fazem parte de uma dos dois milhões e meio de vertentes do rock, hehehe, mas estou falando do Heavy Metal, som mais forte, melodicamente mais trabalhado, letras mais complexas, riffs mais demorados, solos mais trabalhados, enfim investimento sonoro ou aperfeiçoamento.  Pulando os anos oitenta e indo para os anos noventa, só vou destacar o Grounge outro movimento antropo-musical e ai bandas como  Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains, Nirvana foi o começo pra muitos. Não esquecendo o PUNK rock, Rmones e outros. Lembrando que era só um comentário olha no que deu, bom volto com um post sobre o rock no Brasil e o Projeto Heavy Metal Brasil.

Abraços a Todos .
UP The Irons
Abraços Headbangers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário