quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SUgestão de Leitura-Cafezinho com proza e leitura


História do Mundo Contemporâneo


Combinando bom projeto editorial com conteúdos relevantes sobre o século XX, livro do professor Norman Lowe pode ser visto como uma referência para alunos e professores desde o Ensino Médio até a graduação

Os campos da história e das relações internacionais ganharam uma referência bibliográfica de peso: a quarta edição do livro “História do Mundo Contemporâneo”, do professor americano Norman Lowe. A obra, publicada no Brasil pela Editora Penso, cumpre um papel pedagógico importante para aqueles que debruçam o século XX: apresenta uma síntese crítica e reflexiva da história contemporânea, indo desde a deflagração da Primeira Guerra Mundial até questões do tempo presente, como a epidemia do vírus HIV.

“História do Mundo Contemporâneo” é altamente indicado para graduandos e até mesmo para estudantes do Ensino Médio, sobretudo por seu didatismo. O livro é dividido em seis partes: I.Guerra e Relações Internacionais; II.Ascensão do Fascismo e dos Governos de Direita; III.O Comunismo: Ascensão e Queda; IV.Os Estados Unidos da América; V. A Descolonização e o Período Posterior; VI. Problemas Globais. Esta divisão, como se pode perceber, evita uma ritmo temporal linear excessivo, algo que quase sempre torna outras obras lacunares e problemáticas para a aprendizagem em história.

Mas não é semente este aspecto que faz do livro um produto diferenciado. É preciso ressaltar a sua edição interna. O conteúdo dos vinte e sete capítulos que compõem a obra é dividido em duas colunas. Isso faz com que a leitura se mais rápida e agradável. Há ainda em todo o texto vários títulos e subtítulos, artifício que impede a formação de grandes blocos de leitura. A obra é rica em mapas, tabelas e fotos. Ao final de cada capítulo, o grande trunfo do livro: exercícios propostos e que se se baseiam em fontes primárias reproduzidas em boxes. Isso faz com que “História do Mundo Contemporâneo” se torne também um livro que pode ser adotado por professores.

No que tange aos conteúdos, o que há de mais importante está no livro: as duas guerras mundiais, a expansão do comunismo, a ascensão do nazifascismo, o nascimento da nova rodem mundial, o terrorismo global, o grande salto da China, a hegemonia dos Estados Unidos, os problemas sociais na perspectiva demográfica e muitos outros. Mas embora seja um livro de síntese histórica, “História do Mundo Contemporâneo” não se limita a revelar dados factuais. Também há discussão conceitual e historiográfica, o que é outro trunfo seu. Exemplo: no capítulo sobre a Itália da primeira metade do século XX, o autor debate conceitos como totalitarismo e fascismo. Em suma, um livro indicado para consulta, confecção de provas ou mesmo para deixar na cabeceira da cama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário