quinta-feira, 9 de maio de 2013

Pesquisa realizada em Museus Brasileiros sobre suas necessidades e realidades - Feambra



Com abrangência nacional, o projeto reuniu informações úteis para o desenvolvimento de ações direcionadas dentro do segmento cultural
Durante o mês de abril e início de maio, a Feambra aplicou uma pesquisa para a imensa maioria dos museus brasileiros, a fim de identificar quais são suas necessidades e interesses dentro do segmento cultural, medir as estruturas organizacionais e entender quais são os métodos de divulgação de suas atividades.

A pesquisa teve como objetivo reunir o máximo de informação possível para que aFeambra possa oferecer conteúdos e ações direcionadas, auxiliar as entidades culturais a divulgar suas atividades e, dessa maneira, promover a cultura. Entre os dados coletados, o primeiro destaque fica por conta do número de museus e entidades que possuem associações de amigos. Apenas 25% dos respondentes contam com o auxílio das associações. 
  
Dentre os maiores interesses no segmento cultural, os respondentes destacaram que os seguintes cursos seriam úteis para seus colaboradores: Gestão museológica e Patrimônio Cultural (85%), Leis de Incentivo à Cultura e captação de recursos (78%), Conservação de acervo / Restauração (78%), Cursos para o departamento Educativo do museu (76%), Administração, comunicação e marketing para museus (70%), entre outros.


Outro dado relevante coletado é que 60% das entidades culturais já contam com serviço de comunicação, representado por departamentos de Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Marketing ou Comunicação. Esse crescimento sinaliza a importância que a comunicação tem na divulgação das ações e, consequentemente, no reconhecimento dos museus perante a população. 

Além disso, muitos deles, tendo ou não departamentos relacionados à comunicação, procuram divulgar suas atividades em diversos meios, tais como: Mídias Sociais (64%), Impressos - folder / flyer (64%), Sites (58%), Jornal ou revista (49%), entre outros. Esses dados demonstram que o segmento também está fortemente alinhado às tendências mundiais de utilização dos meios digitais como forma de se posicionar no universo cultural.

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