terça-feira, 31 de maio de 2011

Alguem se candidata a ser múmia?

A fonte não é lá essa coisa fidedigna, mas ai vai uma curiosidade que não pude deixar passar.

No norte do Japão, monges conhecidos como sokushinbutsu, seguidores de uma antiga forma de budismo, provocavam suas próprias mortes iniciando um processo de mumificação enquanto ainda estavam vivos.
Através dessa forma de auto-flagelo eles buscavam se tornar o “buda vivo” e, apesar de muitos terem tentado, estima-se que somente entre 16 e 24 múmias autênticas foram encontradas até hoje.
A primeira fase do procedimento iniciava com uma dieta especial de nozes e sementes acompanhada de uma rigorosa atividade física para livrar seus corpos de gordura, por um período de mil dias.
Em seguida, por mais mil dias, a dieta tornava-se ainda mais restrita, composta por cascas e raízes de pinheiro, em seguida, os monges começavam a tomar um chá venenoso, feito da seiva de uma árvore. O chá provocava vômitos frequentes e rápida perda de fluido corpóreo e, o mais importante, como era venenoso, matava os vermes que poderiam iniciar a decomposição do corpo.
Finalmente, a múmia viva se trancava num túmulo e permanecia imóvel, em posição de meditação, munido apenas de um sino que deveria tocar todos os dias, permitindo aos monges do lado de fora, saber que ainda estava vivo.
Quando o sino parava de tocar, o túmulo era selado por mais um período de mil dias e então reaberto, para verificar se a mumificação havia sido bem sucedida.
Os poucos que alcançavam o objetivo eram imediatamente elevados ao status de Buda e colocados no templo para visitação mas, normalmente, só eram encontrados corpos em decomposição, esses, tinham os túmulos fechados novamente mas ganhavam admiração e respeito por sua dedicação.
A prática é considerada extinta, mas existem rumores de um caso recente em Tóquio, em julho de 2010.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário