quarta-feira, 25 de maio de 2011

Necrópoles -3


3 NECRÓPOLES

O que dá o verdadeiro sentido ao encontro é a busca e (que) é preciso andar muito para alcançar o que está perto. (José Saramago. Todos os Nomes)

A criação de cemitérios municipais no Brasil foi uma medida tomada após a vinda da Família Real ao Brasil, por  questões sanitárias.
Durante o período colonial não havia cemitérios no Brasil, as  pessoas geralmente eram sepultadas sob o piso ou nas paredes  das igrejas e dos conventos. A partir de 1828, por razões de saúde pública, começaram a surgir leis que determinavam a criação de cemitérios municipais, que só começaram a ser usados em 1850.
Os decretos de 21 de Setembro de 1835  e o de 8 de Outubro de 1835  que tornaram obrigatória a construção em todo o território nacional de cemitérios municipais e paroquiais, e que proibiram o enterramento nas igrejas e capelas. Aspiração partilhada pela Igreja, e agora também pelo Estado, como representantes e promotores do Bem Comum.
Esta proibição foi interpretada pela comunidade como uma intromissão do poder civil no domínio da fé e um obstáculo mais à esperança da ressurreição da carne que a casa de Deus pudesse por  ao seu alcance.
 O “enterrar no descampado, aparecia como uma ofensa sacrílega e um atentado à dignidade humana". O Decreto de 28 de Setembro de 1844 , ao promulgar a Reforma da Saúde Pública, que incluía a proibição de enterramentos nas igrejas, ainda veio agravar ainda mais a situação.
A legislação também contemplava a existência e cemitérios  particulares, pertencentes às irmandades. Todavia, mesmo os poucos cemitérios públicos, pelo fato de serem consagrados pela  igreja, eram vedados aos protestantes. A solução seria a criação de cemitérios específicos para os protestantes e outros acatólicos.
  Com o advento da república, houve em teoria a plena secularização dos cemitérios, mas por várias décadas, especialmente no interior, ainda continuaram a ocorrer casos de intolerância nessa área, com   proibições ou tentativas de proibição de sepultamentos.
No caso de Cruz Alta há cemitério dentro do cemitério como o caso do Cemitério Judeu.





:           Fotos do Cemitério Israelita de Cruz Alta
Fonte: ( Arquivo Pessoal)

Até mais.....

2 comentários:

  1. Eu já entrei lá, mesmo sendo proibido, pq eu não sou judia.

    ResponderExcluir
  2. Ei, como que é feito o acesso a essa parte do cemitério? Há uma listagem dos que estão enterrados nessa parte?

    ResponderExcluir