sábado, 2 de abril de 2011

A Estação "Velha" de Cruz Alta, ou a Centenária Estação de Cruz Alta

O que areia, cal, madeira, tijolos e esforço Humano podem fazer, as vezes fico analisando as construções faraônicas e ai as comparo às casas de Jâo de Barro, é o pássaro, o que tem de semelhante o que tem de diferente, tudo e nada, ah claro não foi um humano que contruiu, mas a logistica, o uso, a relevância, mas tem uma GRANDE diferença , entre nós e eles(pássaros) por mais eseprtos que sejam, nós ainda damos aos espaços frios de areia e cal uma coisa intangível e insubstituível a Memória, o fruto de todo um intrincado sistema vascular e nervoso, com milhares de sinapses ocorrendo que no fundo ainda não conseguimos traduzir esta palavra mesmo com a atual medicina, mas ela é fundamental para a sobrevivência dos povos, somos repetições, organelas as vezes melhoradas, as vezes modificadas, mas todos somos seres memoráveis, bem divagações a parte, deixo umas fotos do início da intalação da Estação Ferroviária de Cruz Alta elas são de fácil acesso, essa semana pretendo scanear um livro com mais fotos do início do século ai posto de ante mão indico que o link das fotos estará abaixo do Titulo .
Sequestrare (*_*)
 A Estação em 2000, Livro do IPHAE p.70
A estação de Cruz Alta nos anos 1910-20. Foto de cartão postal, cessão Wanderley Duck
A estação em 12/2006. Foto Mário Celso Paixão Pereira
A estação em 11/2/2007. Foto Alejandro Tumanoff
 Vista aérea da Rotunda e do pátio de transbordo sob a concessão da ALL atualmente, Fonte Google Earthe
A fachada da estação em 1995. Foto Alfredo Rodrigues
A estação, talvez anos 1920. Cartão postal. Site www.prati.com.br
"Novo edifício de alvenaria para o buffet da Viação Férrea junto à estação de Cruz Alta. À esquerda, a antiga construção de madeira em que estava instalado o buffet, e que será demolida". Entendo que esse seria o restaurante da estação (Texto e foto de relatório da VFRGS referente a 1926).
 Rotunda

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1894 a 1983. Ao lado, o trem da linha Marcelino Ramos-Santa Maria na estação de Cruz Alta, provavelmente nos anos 1960.
(Fontes: Alejandro Tumanoff; Mário Celso Paixão Pereira , 2007; Alfredo Rodrigues, 1995; Wanderley Duck; Diário Catarinense, 2002; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; VFRGS: Relatório, 1926; www.prati.com.br; Mapa: acervo R. M. Giesbrecht) 

Um comentário:

  1. Oi Juliana!!!!
    Adorei seu blog, a memória é mesmo uma ponte que nos conecta à um mundo que já passou, mais que faz parte da nossa historia e que de muitas maneiras estamos ligados para sempre.
    Ah, fui no cemitério ontem e tirei algumas fotos que vou te enviar junto com as de Paranapiacaba.
    Parabens , beijo grande.
    Cris de Sampa.

    ResponderExcluir