terça-feira, 26 de abril de 2011

Você tem arquivo histórico em sua cidade?

 Criá-los é um ato raazoavelmente simples, mantê-los é outro assunto, pelo menos como deve ser, veja o exemplo de Joinville e comente o exemplo de sua cidade aqui.

 Arquivo Histórico de Joinville inicia a catalogação dos documentos de acordo com normas técnicas

Proposta é facilitar a pesquisa para os usuários

Daqui a dois anos, quando completar quatro décadas, o Arquivo Histórico de Joinville pretende oferecer um sistema de acesso aos documentos antigos, livros, fotografias, jornais e outros papéis que mantém os registros do passado disponível para pesquisa. O trabalho de gestão documental do material começou nesse ano e envolve os 25 funcionários da estrutura.

Eles têm a tarefa de catalogar todos os papéis existentes guardados em cinco mil caixas para deixar de acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade).

— Desde que o arquivo foi criado, nunca foi feito um trabalho desse tipo. Com isso será mais fácil o acesso da população em encontrar os assuntos procurados de forma específica. Assim pretendemos ganhar mais espaço — projeta a coordenadora do Arquivo Histórico, Valdete Daufemback.

A previsão é retirar do prédio situado na avenida Hermann Lepper, no bairro Saguaçu, documentos que ainda têm uma vida útil ativa — caso de projetos arquitetônicos da cidade e terrenos dos cemitérios públicos — e que são de interesse de pesquisa atual, para deixá-los em outros departamentos da Prefeitura.

— Estamos em processo de compra de gavetas flexíveis. Esse móvel ocupa menos espaço e guarda mais documentos — acrescenta Valdete.

Quando terminar a catalogação dos arquivos conforme as regras da Nobrade, será iniciado um novo trabalho, também demorado, que é a digitalização de todo o material.

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